Brasil em guerra? Confira detalhes da reunião de Lula com Biden ‘negócio vai pegar…’
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou interesse em se reunir com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a cúpula do G7, que será realizada em Hiroshima, no Japão. O objetivo desse encontro seria abordar a atual guerra na Ucrânia, conforme anunciado pelo assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.
Reuniões em pauta
Além do interesse de Biden em se reunir com Lula, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também propôs uma reunião bilateral com o ex-presidente brasileiro durante a cúpula no Japão. No entanto, a agenda oficial divulgada pelo governo brasileiro para o último dia do evento não incluiu o encontro entre Lula e o presidente americano.
Jake Sullivan mencionou que Biden também está interessado em dialogar com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sobre a mesma questão da guerra na Ucrânia. Modi já se encontrou com Zelensky no sábado, quando o presidente ucraniano solicitou que a Índia deixasse sua posição de neutralidade e reconhecesse a violação do território ucraniano pela Rússia.
Reuniões internacionais em curso
No sábado (20), Lula teve reuniões com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz. Durante o encontro com Macron, Lula discutiu tanto o conflito armado entre Rússia e Ucrânia quanto a preservação da Amazônia, uma vez que a França possui território ultramarino na região, especificamente a Guiana Francesa.
Em suma, as reuniões entre líderes políticos estão se tornando cada vez mais frequentes, visando uma possível coalizão global em prol da paz mundial, caso uma guerra futura se torne iminente.